sábado, 9 de julho de 2016

VOCÊ É OVELHA DO SENHOR?

                                              
                                                                   
                       
                                              VOCÊ É OVELHA DO SENHOR?

 "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias."
                                                                                                                                            Salmos 23
 (O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.)
Outras versões: (O Senhor é o meu Pastor, tenho tudo que preciso ou de nada terei falta.)

             O Salmo 23 na tradição judaica é de autoria de Davi. Se o livro de Salmos fosse separado em duas partes, seria Salmos e Salmos de Davi, devido a autoria da grande maioria dos Salmos (73). A  vida de Davi é narrada em 1 Samuel caps 16 ao 31. O seu nome em hebraico significa “querido”, "amado”. Davi nasceu em Belém e viveu entre 1040 a 970 AC. Foi filho de Jessé da tribo de Judá, o 2° rei de Israel, sucessor de Saul e se destacou na luta contra o povo filisteu. Conquistou Jerusalém e seu nome é citado mais de mil vezes na bíblia. Davi tinha muitos dons; entre eles a música, a poesia e salmos. Foi pai do rei Salomão. Jesus é descendente de Davi. Apesar de toda a grandeza , reinado e poder,  Davi se coloca na posição de ovelha. Davi foi pastor e rei, mas  reconheceu que era uma pessoa totalmente dependente da ação de Deus em sua vida . Sabia que sem o Senhor ela não passava de uma ovelha desgarrada e perdida sem direção. Você é ovelha do Senhor?
             Gostaria de compartilhar algumas características de uma ovelha e depois te convidar a fazer uma reflexão:
1ª-VIVE EM REBANHO;
A primeira ou a principal característica de uma ovelha é viver em comunhão. Ao contrário dos carneiros, a ovelha é um dos animais mais sociáveis que existe. Ela não consegue viver longe uma das outras. São animais geralmente encontrados em regiões frias e precisam estar sempre agrupadas para poder se aquecer. Por isso que a biblia sempre fez uma analogia da igreja (corpo de Cristo) com a ovelha. "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." Salmos 133:1 (COMUNHÃO)

2ª- ANIMAL DÓCIL;
 Essa característica é tão evidente que percebemos uma inocência muito grande neste animal. A impressão que temos é de um animal que não traz perigo  algum, devido a sua aparência bem tranquila e inofensiva. Podemos fazer uma comparação com o nosso testemunho. Qual é o testemunho que eu e você estamos passando para aqueles que estão ao nosso redor?  "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" Mateus 5:5 (MANSIDÃO) 

3ª- É DEPENDENTE DO PASTOR;
A ovelha é um animal que requer uma atenção muito grande por falta de autodefesa. O cuidado é sempre redobrado devido a ação de lobos, raposas e outros predadores que roubam seus filhotes. É totalmente dependente do seu pastor. Nós também temos que ser dependentes do nosso Deus. Tomamos as nossas proprias decisões sem perguntar a Deus se era o melhor a fazer. Nós temos um canal direto com o Senhor, e esse canal é a oração. Procure sempre consultar o Senhor em tudo que for fazer. Com certeza Deus tem o melhor para cada um de nós. Basta confiarmos nele! "Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos." Jeremias 10:23 (DEPENDÊNCIA DE DEUS)

4ª- CONHECE A VOZ DO PASTOR;
Outra característica é conhecer a voz do pastor. Tem um vídeo popular na internet que mostra varias pessoas chamando um rebanho de ovelhas num pasto e elas não dão ouvido. Mas quando o pastor as chama, elas conhecem a sua voz e voltam para o aprisco. Como conhecemos a voz do nosso pastor? Para conhecermos a sua voz temos que ter intimidade e comunhão com Ele. Só assim saberemos distinguir a voz.  "E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra."
Deuteronômio 28:1 (INTIMIDADE COM DEUS)

5ª- SEGUE O SEU PASTOR.
Por fim segue o seu pastor. Depois que a ovelha conhece a sua voz ela o segue. A ovelha se sente segura junto com o seu pastor. Davi matou um urso e um leão pra salvar as suas ovelhas. Seguir o pastor é por conta da ovelha, já cuidar da ovelha é por conta do pastor. Quem é o nosso pastor? Jesus é o seu nome. Ele derramou o seu precioso sangue na cruz do calvário por nossas vidas que somos suas ovelhas. Então, seguir esse pastor é tudo que precisamos! Entregue o seu caminho a Jesus, confia nele, e ele tudo fará. "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."João 10:11 (SEGUIR O SENHOR)
"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna."João 6:68


Nenhum comentário:

Postar um comentário