sábado, 2 de julho de 2016

APRENDENDO COM O MESTRE PARTE II

                                   


                                         
                                                       


                                              COMO JESUS USAVA SEU MATERIAL DE ENSINO
                   
            Vamos abordar várias formas que Jesus usava o seu material de ensino e o empregava com sabedoria para a compreensão dos seus discípulos e alunos.

AS FONTES
Foram diversas as fontes que Jesus retirava o seu ensino. As Escrituras Sagradas foram usadas diversas vezes por Ele. Em varias citações, vemos Jesus usando o Velho Testamento que era a bíblia da época para expor seus ensinamentos. O mundo natural, afazeres comuns e correntes da época também serviram de exemplos para uma melhor compreensão. Outras formas, afirmativas corretas, expressões incisivas isto é, penetrante, que vão direto ao assunto sem meias palavras. Figuras de linguagem também eram empregadas para que o aprendizado fosse alcançado. Iniciava algumas vezes com afirmação das Escrituras para aclarar seu ensino e enfatizar aquilo que dissera e elaborava tais ensinos para completa-los.

SUA MANEIRA DE DAR LIÇÕES
Jesus não tinha uma única maneira de dar as lições. Ele ensinava na melhor maneira que lhe conviesse, com o material que estivesse em mãos. Agia e ensinava da melhor maneira que melhor lhe parecesse no momento, para uma melhor compreensão da lição que estava para ensinar na ocasião. É importante que o professor busque atrair a atenção daqueles que ele vai ensinar. Não podemos ensinar sem a atenção do aluno, nem contra a atenção dele.

ALGUNS MÉTODOS USADOS POR JESUS
Podemos dizer que Jesus foi um verdadeiro mestre no emprego de método na compreensão de suas lições. Jesus usava métodos naturais e que brotavam da ocasião e da necessidade. O uso de objetos ou coisas, a natureza, o valor dos objetos eram empregados para colocar o ouvinte dentro do contexto do ensino. O mais importante e conhecido método foi através de história ou parábolas, que é uma ilustração tirada de algum caso conhecido ou comum da vida, para lançar luz sobre outro caso não muito conhecido.

RESULTADOS DO SEU LABOR 
Os resultados da obra de Cristo não só nos mostra sua superioridade como professor, como também justificam a ênfase que Ele deu ao ensino. A valorização e elevação da pessoa humana ficaram muito evidentes, pois as pessoas eram desvalorizadas devido a sua raça, posição social e etnia. Jesus mostrou que somos todos iguais na presença de Deus. Também através de seus ensinamentos transformou e transforma a vida das pessoas, que colocam em prática tudo aquilo que Jesus ensinou.

CONCLUSÃO
Jesus é o exemplo maior na arte do ensino. Suas verdades são eternas e duram de geração em geração. Jesus foi exemplo vivo de seus ensinamentos, e acima de tudo amou seus alunos e ensinou-os, valorizando-os para que eles fossem bênção para as futuras gerações. O maior exemplo que Jesus nos deixou, foi o seu testemunho de vida. Se a humanidade pudesse colocar em prática todos os ensinamentos, estaríamos vivendo no mundo bem melhor.

“O exemplo não é a melhor forma de educar, é a única.” (Albert Schweitzer)

Resenha (Didática Geral e Cristã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário