domingo, 15 de janeiro de 2017

POSSO TODAS AS COISAS?




                                               POSSO TODAS AS COISAS?


Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

                                                                                                         Filipenses 4:6-13


                       Um dia desses eu estava parado no sinal e de repente um cidadão avançou o sinal vermelho à uma velocidade que não era compatível com aquele trecho da rodovia. Avanço de sinal e velocidade acima da permitida, duas infrações de trânsito dignas de vários pontos na carteira.  O que me chamou atenção foi um adesivo de uma denominação cristã que continha o versículo de Filipenses 4:13; "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Eu fiquei meio perplexo com o ocorrido e me coloquei a pensar qual o testemunho que nós cristãos estamos dando para os não cristãos? O que veio em minha mente foi que, tem coisas que eu não posso e não devo fazer,  pois desagrada o coração do Pai. Esse é um caso isolado, mas muitas pessoas usam este versículo sem saber na realidade o contexto em que ele foi usado. Dentro da teologia tem uma expressão que diz que "texto fora do contexto é pretexto para heresia". Não podemos simplesmente pegar um versículo isolado sem saber o seu significado dentro daquele texto. Poucos tem o cuidado de averiguar se aquela passagem ou versículo podem ser usados para expressarmos uma determinada situação. Se analisarmos o capítulo do inicio, vemos que Paulo nesta passagem aos Filipenses não está batendo no peito e dizendo que não há limites para atingirmos os nossos objetivos e nem tão pouco incentivando ninguém a buscar os seus interesses tendo Cristo como avalista. Pelo contrário, Paulo fala das dificuldades, dos sofrimentos, das intempéries que passamos no decorrer da nossa vida, mas Cristo nos dá forças para passarmos por todas essas coisas. Em Mateus 28, Jesus nos diz "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." Como é bom sabermos que Jesus se preocupa com as nossas aflições, as nossas preocupações, nossas angustias. Interessante que Ele não fala que vai remover todas as lutas, mas sim que vai aliviar. Isso porque, Jesus quer que sejamos dependentes dEle. O que mais agrada o coração do Pai é quando reconhecemos que não somos nada sem a presença dEle no nosso viver. Que a cada dia possamos deixar Deus ser o Senhor absoluto de nossa existência e que o seu Santo Espírito possa nos guiar neste mundo tão conturbado. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará. Deus te abençoe!

                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário